Bolsista Doutor [Pré-Formulação, Compatibilidade, Análises térmicas, FTIR; DRX, QbD] LIBBS
Projeto de inovação da LIBBS em parceria Inova Talentos | IPT
Pré-Requisitos:
- Perfil do bolsista: Doutor
- Cursos: Química, Farmácia, Engenharia Química
Atividades:
• Planejamento de experimentos relacionados a avaliação de interações físico-químicas entre substâncias visando detectar a ocorrência de potenciais incompatibilidades
• Executar experimentos analíticos, particularmente com as técnicas de espectroscopia (infra-vermelho e Raman), análises térmicas (TG e DSC), difração de raios X (DRX), determinação de tamanho de partículas por difração a laser (PSD) e microscopia ótica
• Redigir relatórios técnicos para apresentações internas de resultados e para órgãos regulatórios;
• Realizar levantamentos bibliográfico em bases de dados primárias (científicas, patentárias etc.)
• Atuar em interface com áreas internas (P&D, analítico, qualidade, produção), participando de reuniões de projeto para transmissão e integração de resultados
• Aplicar a avaliação de compatibilidade em casos práticos para avaliar sua efetividade e busca a transferência de conhecimento por meio de participações sobre o desenvolvimento de formulações de medicamentos.
Conhecimentos Necessários:
- Sólidos conhecimentos de química e de caracterização de materiais por técnicas como: FTIR, DSC, TGA, DRX, PSD, Raman e Microscopia
- Conhecimento de tecnologia farmacêutica, particularmente na área de Pré-Formulação.
- Inglês intermediário para leitura
Conhecimentos desejáveis
- Ter experiência prática prévia no desenvolvimento de formas farmacêuticas sólidas, semissólidas e líquidas
- Familiaridade com avaliação de perfil de liberação in vitro e softwares de predição in sílico (Zeneth ou correlatos)
- Conhecimentos de análises estatística aplicada • Conhecimento nas legislações RDC 753/2022, RDC 359/2020, RDC 361/2020, RDC 964/2025 e guias relacionados a compatibilidade e polimorfismo.
- Conhecimentos de técnicas de cromatografia líquida e cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (LC–MS/MS, GC–MS, LC-QTOF, HPLC.
- Conhecimento sobre cinética de reações em estado sólido.
Informações adicionais:
- Disponibilidade: 40h semanais;
- Duração: 12 meses;
- Bolsa Auxílio: R$ 6.300,00
- Local de atuação: Embú das Artes -SP
Conheça o INOVA TALENTOS
https://vimeo.com/676464243/165a0bf5f5
https://vimeo.com/fabrikafilmes/review/680121344/b5b3c6e91d
(1234681021)
Requisitos
Estudos
Sobre IEL
Desde 1969, ano em que nosso instituto foi criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e especialmente a partir da década de 90, com a abertura do mercado brasileiro à concorrência externa, a dinâmica do mercado mundial ganhou celeridade impulsionada pela tecnologia.
É nesse novo horizonte de desafios que nosso instituto assume o papel de conectar indústria e centros de conhecimento, com atuação estratégica e integrada em frentes emergentes para o desenvolvimento industrial.
Aqui no IEL, nos dedicamos a orientar a liderança do presente e moldar a do futuro. Apostamos na formação de competências desde o estágio, etapa inicial da carreira, e nos posicionamos como uma instituição parceira e essencial na jornada profissional de estudantes, pesquisadores, executivos e gestores industriais.
Conhecemos os desafios e papéis da indústria do futuro. Como resultado, apostamos em programas de desenvolvimento de lideranças capazes de inovar e impulsionar a competitividade industrial.
Seguimos comprometidos em aprimorar a eficiência, a gestão de empresas parceiras e encorajar a diversificação de serviços e produtos adaptados aos desafios de mercado.
No âmbito da pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), apostamos na conexão entre indústrias e pesquisadores por meio da oferta de bolsas de pesquisa no Brasil e no exterior.
O desenvolvimento de programas e soluções voltados para PD&I está entre nossos investimentos por serem essenciais para o futuro da indústria brasileira.
Temos ciência de que, ao investir no desenvolvimento de talentos, formação de líderes, gestão eficiente e inovação, é possível construir uma indústria mais forte, competitiva e sustentável para o futuro.
Com quase seis décadas de dedicação à indústria, hoje estamos presentes em todas as regiões do país. É por meio da estrutura nacional do Sistema Indústria que estimulamos a autonomia das nossas unidades, núcleos regionais e multiplicadores de nossos negócios.